Connect with us

Distribuidoras de Energia

Podcast debate a integração de migrantes e refugiados no Brasil – Copel – Pura Energia

Published

on

podcast-debate-a-integracao-de-migrantes-e-refugiados-no-brasil-–-copel-–-pura-energia

A integração de migrantes e refugiados vivendo no Brasil é a pauta do novo episódio do podcast Energia da Sustentabilidade, que debate questões relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

O número de imigrantes no Brasil cresceu 24% entre 2011 e 2020, segundo dados divulgados em 2021 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Atualmente, existem cerca de 1,3 milhão de imigrantes residentes no nosso país. Os novos refugiados reconhecidos anualmente eram 86, em 2011, e chegaram a 65 mil, em 2022.

O número é três vezes menor que o de brasileiros vivendo no exterior. Ainda assim, é um desafio garantir dignidade e uma integração efetiva para que estas pessoas possam exercer sua cidadania em um novo território. 

Este bate-papo reflete nosso compromisso com o respeito à diversidade, e trata de uma das metas estabelecida pelo ODS 10 – Redução das Desigualdades, que prevê a facilitação da migração e mobilidade ordenadas, seguras, regulares e responsáveis. Você pode dar o play no YouTube, Soundcloud, Spotify ou seu tocador de áudio preferido.  

===============================

Advertisement

Conheça a cartilha desenvolvida para migrantes e refugiados, em seis idiomas, ao final deste link. ===============================

Este episódio tem a participação de:

Márcio Sérgio de Oliveira, professor e pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná

Marcia Terezinha Ponce, secretária executiva da Cáritas Paraná

Franciso Javier Rodriguez, coordenador de projetos na Cáritas

Yana Lima, coordenadora da iniciativa Empoderando Refugiadas

Advertisement

Gabriella Ane Dresch, analista social da Copel

Mediação e edição da jornalista Rakelly Calliari; identidade visual do designer Lucas Santos Meneghini.

Conheça a cartilha desenvolvida para migrantes e refugiados, em seis idiomas, ao final da página neste link.

Advertisement